Perguntas Frequentes

Para maior vida útil da sua motosserra é necessário muito cuidado e preservação com a lâmina, por isso a utilização com frequência de óleo para lubrificação da corrente (óleo 40) é indispensável.

O óleo ajuda no resfriamento da lâmina (dentes) do equipamento na hora de realizar o corte, esse cuidado prolonga a vida útil da sua motosserra.

A motosserra necessita de uma mistura de oléo dois tempos e gasolina para lubrificar e refrigerar o motor, leia o manual da sua máquina para fazer a medida da mistura corretamente.


Uma corrente afiada torna seu trabalho mais fácil e seguro, por isso vale reforçar o cuidado com uma lâmina mal afiada.

Você pode afiar a corrente da sua motosserra utilizando uma lima manual, guia de amolar montada ou gabarito, e afiadores elétricos. Antes de afiar a motosserra você deve limpar a corrente, leia o manual do equipamento, cada motosserra possui um espaçamento entre os dentes, e isso que determina o tamanho da ferramenta que vai utilizar para afiar.

Utilize os EPI’s como: luvas de proteção bem grossas, e se utilizar afiador elétrico, lembre se de utilizar óculos.


omentários para Perguntas Frequentes

  • Eloy Bortolini  disse:

    gostaria de saber quais modelos de limas corretas pra serem usadas na afiação de motosserras. e

  • Leandro Gomes  disse:

    Bom Dia,

    O uso do moto serra em trncos que contem pequenas proporçoes de areia pode causar alguma danificação em algum componente? qual?

    • Admin  disse:

      Olá Leandro.
      Até onde vai os meus conhecimentos isso não prejudica não, até porque na hora do serviço cortando os galhos também solta “fiapos e grãos”.

  • Gilberto  disse:

    Admin,
    Estou querendo adquirir uma motossera e ja olhei diversos foruns e sites. Acabei me interessando pelo modelo TCS53H da Toyama (em torno de 600,00). Pelo que eu percebi temos alguns modelos da marca HUSQVARNA que é uma marca para uso profissional. Eu não tenho pretenção de usar horas a fio e em trabalhos arduos, porem se algum dia eu precisar usar para este fim gostaria de poder contar com a máquina. Vocês que possuem conhecimento a respeito poderiam me ajudar no sentido de me dizer se a motosserra TCS53H da Toyama é uma boa opção, ou é melhor escolher mesmo uma HUSQVARNA mesmo sendo de menor cilindrada?
    Att.
    Gilberto.

    • Admin  disse:

      Oi Gilberto, a Toyama também é voltada para o uso profissional e é uma ótima ferramenta!
      Ela aguenta jornadas longas de trabalho, eu indico essa motosserra, não vai te desapontar!
      Motosserra à gasolina 51 cc com sabre de18″ – TCS53H – Toyama

    • Wesley Aparecido de Jesus  disse:

      Gilberto ou outros com duvidas…
      Já tive varias marcas e modelos de motoserra.
      Pode reparar que grande maioria é da mesma origem China só muda a marca e cor, pode reparar e desmontar mesmas peças e engenharia, TEkna, Terra, TOyama, Kawashima, super tech, Clain, gamma; muito boas a mecânica delas e tem muita oferta de peças de reposição porem a pessoa não pode ser leiga pois os caras enfia peças falando que original porem se voce tiver a peça defeituosa na mão da pra comparar e fazer o reparo 400% mais barato.
      Tipo voce tem dar prioridade para que tipo de serviço deseja fazer se for serviços poucos recomendo de menor cilindrada e sabre menor (pelo fato de não cansar os braços e esforço fisico, apos 1 hora de serviços os 5kg original vira 20kg serio mesmo, e pelo fato se voce usar sabre pequeno entre 12 a 18 polegadas fica barato a troca de corrente e sabre) o tamanho do sabre e cilindrada só ajuda na rapidez do serviço porem a manutenção e esforço físico é muito grande. Outro grande problema destas marcas é ficar esticando a corrente cada 4 arvores tem esticar e cada 12 arvores tem tirar gomo.
      Eu troquei as minhas de 52cc e 62cc por uma husqvarna 236e de 39cc com esticador facil, é leve atende os cortes da minha propriedade como podas, corta de eucaliptos de 5 anos de 20cm de diâmetro para fazer palanques e pés direito, não é rapidez de uma de 62cc com sabre 22″, porem o cansaço e esticamento bem menor na hora de corta 50 palanques de eucalipto, alem que posso tenho um jogo de corrente 3/8″ avulso quando desamola já troco e dia semana afio os dois.
      Agora vamos falar das 52 ate 90cc acha com preços de R$ 389,00 ate seu bolso aguentar, o segredo é primeiramente assistência técnica na sua região antes de comprar ligue nestas assistências e pergunte o preço da corrente e do sabre e veja qual marca compensa mais, porem casas agropecuárias vendem muito mais barato e com nota produtor bem menos, o serviço é bem mais rápido e perigoso pois ela não afoga não, sai cortando tudo e dando rebot, porem quanto maior sabre e CC o numero de esticamento até ajustar certinho tornando um saco trabalhar.
      Outro segredo que não tem na internet é o ajuste do carburador, estas marcas chinesas chega uma hora que começa a afogar apos uns minutos de serviços ou perder força, tendo que ajustar ela na hora do serviço se voce for leigo vai perder muito dinheiro com manutenção e coisa simples só aprender ajustar a baixa e a rápida do carburador, sofri com isso até achar ponto ideal.
      Stihl é top, porem é revoltante o valores deles, eu gosto mais as usadas que tem carcaça de metal e bem mais baratas de metal.
      Dica pouco uso compre marca boa e com esticador automatico.
      Muito uso compre as R$ 399,00 de mais 52cc, use até o motor dar retifica, ai compre outra e use as peças da que deu pau quando precisar, sai bem mais enconta fazer isso, do que comprar stihl ou husqvarna nesta faixa cc e pagar mais 1800 reais

  • Rodrigo  disse:

    Olá, boa tarde!
    Quero comprar uma eletrosserra e estou em dúvidas sobre alguns modelos. Seria para uso residencial no corte de lenhas e pequenas podas.
    Estou em dúvida entre uma Eletrosserra Sabre de 16” DA Kawashima ou se invisto um pouco mais e compro uma ELETROSSERRA MATSUYAMA 2400 WATTS SABRE DE 18 POLEGADAS? Ou indicam outra marca?
    Obrigado e abraço

  • Francisco de Aguiar  disse:

    Todo artigo sobre o assunto diz que a gasolina deve ser SEM chumbo e com 90 OCTANAS no mínimo; porém, nunca ouvi falar de um posto de combustível onde se pode optar por algo além de gasolina comum ou aditivada. Os bombeiros não sabem informar nem mesmo se contém chumbo ou quantas octanas possui. O que fazer?

  • Paulo Henrique  disse:

    Ola, estou interessado em comprar uma motoserra para fins de hobby. Porém, quero uma ferramenta de boa manutenção e que aguenta o tranco quando eu for utilizar em um período mais longo. Ouvi muita propaganda da Husqvarna, pois aqui em minha cidade há assistência técnica deles, mas essas outras marcas nunca ouvi falar. Quero uma marca de confiança. Eu estive paquerando uma husqvarna 236e. É uma boa ferramenta? voce me indica? ou existe similares melhores?
    Obrigado pela atenção.

    • Admin  disse:

      Olá Paulo Henrique, sem dúvida a Husqvarna é uma marca de confiança e tradição, são mais de 300 anos no mercado.
      A Motosserra à gasolina 38,2 cc com sabre de 16″ – 236E – Husqvarna é um ótimo equipamento, vai te atender muito bem!
      A Husqvarna possui um canal no Youtube com muitos vídeos sobre manutenção preventiva, pós venda e como cuidar da sua motosserra, esses vídeos ajudam muito e até evitam que você procure uma assistência técnica futuramente.
      Espero ter ajudado.
      Abs

  • Junior  disse:

    tenho um motor 236 da husqvarna e ele liga mas quando acelero ele perde a força, o que pode ser

    • Admin  disse:

      Olá Junior, eu sugiro que você procure um distribuidor autorizado Husqvarna para fazer o ajuste fino no carburador.

  • Assis  disse:

    Olá, boa tarde!
    Estou fazendo uma pesquisa para comprar uma motoserra para o meu rancho! Vou usar ocasionalmente, umas 2 vezes por mês ou menos! Seria para limpeza, desbaste de galhos no pomar, como também corte de lenha de 2 árvores que caiu com a chuva/vento forte à + 2 anos, estão secas, madeira bem dura! Já pesquisei várias marcas e modelos e estou pensando em comprar uma dos 3 modelos abaixo: Motoserra Stihl MS 260, a Toyama tcs53x ou husqvarna 55. Só tem um problema, o preço da stihl é quase o dobro 1600,00! A Toyama custa 850,00! Pelo que andei lendo, a performance delas se equivalem (MS260 uso profissional e florestal sabre 16″ 3,5 HP, Tcs53x uso semi-profissional, sabre 18″ 3 HP e Husqvarna 55 uso rural e coml sabre 18″ 3,4HP, que tem o preço de 1400,00. Gostaria da sua opinião no meu caso, qual delas vai me atender melhor! Inclusive as 3 marcas tem assistência técnica na minha região! Quero comprar e não ter problemas de manutenção à curto prazo, ou seja, aliando custo&benefício&performance. Desde já muito obrigado! Abraço, Att. Assis

  • antonio oliveira  disse:

    a motossera br motors 2000wats saibre 16 e boa

  • mauricio  disse:

    quero adiquir uma motoserra para corte de madeira para fazer casas,e cercas de fazendas e gostaria de uma sugestao boa que aguente essa atividade e que tenha um preço mais em conta.

  • Amir Nadur J  disse:

    Fui comprar uma motosserra hoje e o vendedor me informou que não estão liberando os registros. O Ibama e o outro órgão que não me lembro o nome, simplesmente pararam de emitir os registros e assim, quem for pego transportando sua motosserra, vai ter ela apreendida. Assim fica difícil…..

    Alguma sugestão pessoal?

  • Walter  disse:

    Moto serra a gasolina Makita o vcs podem me informar se é boa estou querendo comprar uma,seria uma boa compra

  • junior  disse:

    ola bom dia eu queria saber quantas vezes da para amola a corrente com a lima?

    • Admin  disse:

      Olá Junior, isso não tem como mensurar, basicamente você pode afiar a sua corrente até ela desgastar totalmente.

  • Rainier  disse:

    quero comprar uma moto serra sabre mas nao sei ate que espessura de madeira ou (tronco) ela corta vcs poderiam me indicar a marcar e a espessura que ela pode ser usada?o tronco que quero cortar tem o diamntro circular de 40x40cm ela pode ser usada neste tronco?

  • Ademir  disse:

    Bom dia…queria sabe se a motosserra sabre 62cc são boas e aguenta serviço meio pesado tipo corta lenha pra fogão???

    • Admin  disse:

      Oi Ademir, uma motosserra de 62 cc aguenta sim esse tipo de serviço

  • roberto carlos de moraes  disse:

    tenho uma 38/16 ja fiz uma geral nela e nao consigo cortar madeira no esquadro ela corta bem uns 5 cm e depois sai só po nao corta parece que a corrente vira de lado isso começou acontecer depois que troquei o sabre, tem chance de o sabre vir c defeito de fabrica ficarei grato se me responder

    • Admin  disse:

      Roberto, acredito que a lâmina deve estar mal posicionada, verifique se colocou corretamente, senão, entre em contato com uma assistencia técnica

  • roberto carlos de moraes  disse:

    motosserra kawachima 38/16

  • ROMÁRIO  disse:

    Queria saber se o oleo da Sthill pode usar na maquininha de cafe

    • Admin  disse:

      O óleo da stihl não é indicado para a maquininha de café.

    • Admin  disse:

      Esse óleo da Stihl 2T é para misturar com a gasolina.

Faça sua pergunta